sábado, 6 de setembro de 2014

Estrada Real 2014 - Dia 03 - Congonhas x Entre Rios de Minas

Segunda, Dia 11 de Agosto.


Saída, nós no sentido errado!!
Noite bem dormida, de um cansaço que nem sabia que estava impregnado no corpo e mascarado pelo desvairado sentimento anestésico de estar na Estrada Real.

De praxe, acordei estalei o esqueleto, banho e café...ah, pegar a roupa lavada no dia anterior.

Miura, já com seu café adiantado, bem servido e variado em opções de pães sucos e guloseimas. 

Enchemos de água as garrafas, preparamos as bikes e o GPS já avisava que a rota estava beem próxima!

Fomos até a Basílica, obrigatoriamente onde o caminho passa, para darmos o primeiro start do dia e nos deparamos com a galera da organização da Copa Internacional de MTB - Etapa Congonhas, que acontecera no fim de semana seguinte (entre 15-17 de Agosto).
Placa do evento
Confesso que toda essa movimentação mexeu comigo, pra ser sincero, desde quando entramos na Cidade no dia anterior, que percebi todas as marcações típicas de sinalização de MTB logo expliquei para o Miura o que era cada representação. Troquei umas palavras com dois dos organizadores do evento e um deles fez questão de fazer uma foto nossa.
Ruas de Congonhas - Centro Histórico

Passada a imaginação de como deve ser correr essa etapa, nos despedimos e saímos, já que a rota estava bem marcada no GPS.

Descemos, toda altimetria que havíamos subido no dia anterior, porém por outro lado, outro caminho. Bem uns 4km o GPS ficou maluco, saindo de rota, e assim descobrimos que saímos pelo sentido errado...rs...não era descendo, mas subindo! Subimos tudo novamente, passamos pela galera do evento que se espantaram ao nos ver (não, não era saudade!!). 
Altimetria promissora
Mais informações, e sempre pelo caminho onde os atletas passariam, SHOW! "Vamo-que-vamo" 
Sinalizações da corrida
Corridas passam por lugares inusitados
Subimos sentido Alto Maranhão, trechos alternados entre pavimentação em lajotas e estrada de chão, numa altimetria ímpar de Minas que dispensa comentários, ou melhor, já muito comentado nos posts anteriores.
trecho sendo pavimentado
Visual magnífico e trilhas idem, passamos por fazendas, distritos e muita coisa não conseguirei pontuar, aliás, não será possível passar 5% de tudo que vivenciei na Estrada Real. Mas algumas imagens falam por si...
saída da fazenda direto na trilha
Na trilha, lembramos do lanche que preparamos na pousada e paramos para comer.
Entre uma estrade, porteira e trilha vamos ganhando distâncias
Entre uma trilha e outra, um trecho marcado aqui e ali, pegamos várias trilhas em single-track beem travadas que faziam parte da corrida.
Respeite o aviso da placa...
Várias placas informativas, como "cuidado", "errado'" ou "devagar". A dica é: Respeite a sinalização!

Após a sequência de trilhas que nos deixaram extasiados, perdemos um pouco de atenção durante um trecho e mesmo fazendo a foto a placa não foi respeitada...
A Placa avisa, obedece quem tem juízo
Não ligamos, e nem seria para ligar, a placa era para outro evento, não o nosso. Mesmo após ter avistado o marco IR lá em cima no pasto, seguimos a estrada principal, onde fazia uma curva sentido ao marco, que estava errada... voltamos exatamente neste ponto da placa e subimos pasto adentro. Aí sim, marco após marco avançamos sentido à São Brás.
Marcos terminando a trilha do pasto
A fome já dando as caras, bem como o sol que já se apresentava bem forte, já pensamos em comer alguma coisa com mais sustância, um almoço digno por exemplo... mas depois de um determinado limite, o critério vai embora e qualquer coisa que apareça na frente parece ser preparado por um grande Chef.
a ave a espreita de algo pra comer, assim como eu
Passamos por Pequeri, num desvio típico que apenas o pessoal do Instituto poderia explicar, mas... o Alargamento da estrada deu um fim no caminho, que desapareceu em meio a um monte de terra revirada por maquinário de grande porte. Como nada é pensado nos ciclistas, tivemos que 'escalar' um monte de areia fofa, como já era quase hora do almoço, resolvemos parar e almoçar na beira da estrada mesmo.
Acabou a trilha
Alargamento da pista
Paramos num restaurante de posto de gasolina, onde parecia ser o único ponto de alimentação da turma da obra. Um restaurante com churrasco. Comemos bem e pra arrematar um picolé de marca conhecida de doce de leite pra refrescar.
Miura mais animado após almoço
Miura abasteceu e pela estrada,  logo  chegamos em São Brás de Suaçui.
arrumadinha
Impecável
Cidade bem cuidada e bonitinha. Passamos em uma farmácia para comprar uma pomadinha (imaginem) e seguimos, pois tinha muito chão pela frente e queríamos pedalar um pouco mais, pelas estradas mineiras... e que estradas!
Miura se preparando para descer 
Fotos
Fomos agraciados com um falso plano por muitos quilômetros, 
Dispensa Comentários
e sempre que terminava a subida a recompensa vinha em dobro, com um visual e uma descida que na maioria das vezes, fazia passar dos limites.
De cima é mais bonito
Sempre após uma subida, parada para agrupar e seguir juntos, 
Tá gostando??
O GPS mais uma vez perdeu u rumo e nos dava a indicação de uma trilha uns 40m à nossa direita. após uma série de vai-vem, seguimos morro abaixo pra ver como seria,e, rota encontrada.

Uma sequência de 3 fotos, siga o Japonês:
FOTO !
Foto 2 - Ele ainda está na foto.rs
Foto 3 - Quase não o vê...rs mas está lá
No caminho, me deparei com uma estrutura que mais parecia ser um ponto/parada de ônibus. Logo pensei "que porra é essa aqui no meio do nada". Depois, percebi que se tratava de um ponto de descanso para os Andarilhos Religiosos que fizerem o CRER - Caminho Religioso da Estrada Real, que liga todas as igrejas, desde Aparecida.

Chegamos em Entre Rios de Minas - Berço da Raça Campolina, procuramos um pousada, lembro, muitas estão contratadas com mineradoras. 

Encontramos uma com vaga e ficamos!

Aproveitamos para dar uma lubrificada na relação, pois passamos por dois rios.
Arreglando las bicis
Depois de banho tomado, fomos jantar e caímos no sono.

Até o próximo

Dados GPS AQUI
Distância:46,79 km
Tempo:7:07:40
Veloc. Média:6,6 km/h
Ganho de elevação:999 m
Calorias:2.238 C
Temperatura Méd.:30,1 °C
Todas as fotos do dia AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário