segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Estrada Real 2014 - Dia 02 - Cachoeira do Campo x Congonhas

Domingo, 10 de Agosto (dia dos pais).

Acordamos cedo e as 7h já estávamos tomando o simples e delicioso café da manhã oferecido por Dna. Dirce. 

Aproveitamos para abastecer de água, preparamos um lanche e saímos para mais um dia de pedal, que prometia ser um ótimo dia, tanto quanto o anterior. 

Dna. Dirce, com sua experiência de atender os viajantes, fez questão de nos mostrar da varanda de sua pousada o caminho que tomaríamos pela Estrada Real. Ela é um amor de senhora, com bom conhecimento e muito bem vividas.
tudo pronto pra seguir viagem

Temperatura baixa, sol e sem vento, perfeito para sair girando devagar até completar o aquecimento...Ah, inocente!!! O aquecimento sempre era realizado durante uma subida. Algumas fotos da Igreja recém restaurada (seria reinaugurada no próximo dia 19 de agosto) e tomamos nosso rumo sentido à Santo Antônio do Leite, ou simplesmente Leite, como bem disse Dna. Dirce. 

Após uma subida bem inclinada, alcançamos uma estradinha asfaltada, muito bem conservada e sombreada, onde sensivelmente continuamos subindo, mas com o pedal rendendo muito bem. 
Miura, curtindo a 'facilidade' do trecho.
após esta descida, saímos da estrada...
Bem próximo da Sto. Antônio do Leite, saímos da principal e pegamos um trecho de trilha, agradável e bem curto e logo conseguimos ver o acesso da cidade por uma rua de lajotas bem ajeitadas. Incrível a imagem, a rua em formato de U, isso mesmo, parei para evidenciar isso, fazendo as fotos do Miura começando a descer e já do outro lado na subida.

Miura, descento, ao fundo a esquerda a subida e a direita a Igreja Matriz
Olha o Miura subindo lá ó!!
Miura embalando a subida
Não conseguiu ver?!?! E agora...?
Ache o Miura na foto e ganhe um brinde. rs
Passamos de passagem pela 'cidade', pegamos uma estrada de terra de um bonito tom vermelho-alaranjado (depende da umidade) fomos em direção à nossa meta do dia, Congonhas.
Estrada com um ótimo visual
Antes, passamos por Engenheiro Correia, que fiquei na dúvida se era um bairro, vilarejo ou apenas uma rua...(?)
Próxima cidade Eng. Correia

Quase no bairro-vilarejo-rua
E após algumas pontes, riachos e sobe-desce peculiar, passamos pelo vilarejo...
Seja bem-vindo e volte sempre
Pegamos novamente a ótima estrada de terra e fomos ouvindo barulhos de rios e pássaros. Paramos para fazer um lanche antes de encarar a longa subida fácil até Miguel Burnier, onde a movimentação de mineradora já se mostrou bem intensa. 
Marco da IER e o Marcos, parceiro de viagem
 
Estação de Miguel Burnier
Seguindo sempre os dados do GPS e comparando quando necessário com os dados dos Marcos do instituto, pegamos uma longa descida que nos ajudou a descansar um pouco, porém, a atividade da mineração nos fez respirar bastante poeira que os grandes caminhões levantavam. estrada bem larga, com aproximadamente 20m de largura, favorecia que os caminhões sempre atenciosos se afastassem de nós, mas de nada adiantava, sempre éramos tomados pela nuvem de poeira.
Meu nariz virou uma olaria
Miura sendo engolido pela poeira, rs

Novamente acessamos uma rodovia que nos levaria até Lobo Leite, local onde planejamos almoçar antes de seguir para Congonhas.

Estação de trem ao fundo em Lobo Leite
Domingo e cidade pequena significa que não vai encontrar local para comer, logo, paramos e fizemos umas fotos e seguimos.

Fotos e fotos
Detalhe: Na Igreja Matriz, paramos para fazer uma foto. Como na maioria das vezes, eu não desci da bike e estava fazendo fotos do Miura, Igreja e pracinha, quando três crianças vieram correndo para me jogar no chão... sim, essa era a intenção delas. Queriam me jogar no chão para brincar comigo. Acalmei a euforia delas e negociei...se elas ficassem quietas eu faria uma foto, Não muito satisfeitas elas aceitaram, então fiz a foto mostrei e tratei de sair correndo antes que eles voltassem com a ideia de me jogar no chão... Miura rindo me desejou, "Feliz dia dos Pais!!" cara engraçadinho, né!!
Os Anjinhos
Cheio de fome, fomos sentido Congonhas já na esperança de comer alguma coisa e quem sabe seguir viagem para a cidade seguinte.
Estrutura da linha férrea
Grande!
Pegamos uma subida "leve" segundo IR de aproximadamente 2km, que quase não consegui subir, mas no estilo reloginho e uma pedalada de cada vez...foi!
A ponte lá embaixo
Viemos de lá
Após chegarmos no topo desta subida, o GPS perdeu a rota e ficamos perdidos, pois eram várias bifurcações, até que passaram uns trilheiros de moto e indicaram a direção correta, Mas o erro foi nosso. No último lance de subida, bem por volta de 300m, havia um marco que nos indicava uma trilha, mas justamente num lugar improvável. seguimos pela estrada de terra normal e logo avistamos o que seria o fim da trilha. O GPS achou a rota e descemos sentido Congonhas.
Ainda tinha mais 300m de subida, mas esse é o topo
Miura, admirando a paisagem
Sujo e feliz
Encontramos o último marco, que é exatamente na beira da BR, arrumamos uma churrascaria na estrada e como não havia lugar pra bike, decidimos entrar na Cidade. 

Uma vez na portinha da cidade, fomos até o CIT (Centro de Informação Turística), onde a mulher nos informou sobre diversos restaurantes (?) e pousadas. Como já era quase 15h e já aparentava um certo cansaço, decidimos pernoitar em Congonhas mesmo, mas antes de comer, um banho seria necessário por conta da poeirada que pegamos no dia.

Decidimos pegar uma pousada já nas proximidades da saída para a ER, então, subimos até o Centro Histórico, uma subidinha bem legal de fazer. Toda demarcada no chão, pois na semana seguinte haveria a Copa Internacional de MTB. 

Cheguei na Pousada Inconfidentes, um preço razoável, pousada nova. Fechei dois quartos e fiquei aguardando o Miura, isso pra não correr o risco do cara passar direto... chegou, pegamos as chaves e fomos nos lavar... antes de tudo, após o banho relaxante, lavamos as roupas e saímos para turistar e procurar local para comer.
turistando enquanto a temperatura caía drásticamente
A pousada ficava bem localizada próximo à Basílica onde estão os Doze Profetas, e adivinhem, nenhum restaurante aberto!

Fomos prum bar, que não levei muita fé, pedimos uma pizza mas o pizzaiolo estava dormindo... mandei acordar o candango pois estava com fome e pedi dois pastéis... afinal de contas o moço não precisava se apressar.

Comemos os pastéis, tomamos umas heineken e quando veio a pizza...Putz! Que delícia!

Pizza família, não sobrou muita coisa!
Estra pizza serviria de jantar, então voltamos para a pousada para carregar os equipamentos, arrumar as coisas e descansar.

Dia foi bem puxado e gostoso, terminei o dia com a sensação de que conseguiria pedalar mas 50km de tão bem estava fisicamente.

Assim, falei com a família, amigos e apaguei. Foi mal galera, se misturei assuntos ou se respondi 'monossilábicamente'.

Até.

Dados GPS AQUI
Distância:59,62 km
Tempo:7:00:08
Veloc. Média:8,5 km/h
Ganho de elevação:988 m
Calorias:2.171 C
Temperatura Méd.:27,0 °C

Todas as fotos do dia AQUI


Um comentário: