domingo, 11 de agosto de 2013

OITAVO DIA - Catas Altas x Morro da Água Quente x Santa Rita Durão x Bento Rodriguez x Camargos x Mariana

O esperado aconteceu. Após a febre sentida a noite, acordei ainda meio atordoado. Tomei um banho, mandei uns remédios pra dentro e como já havia deixado as tralhas prontas, saí logo do quarto pra preguiça não pegar. 

Antes de ir pro café já vi a possibilidade de pouso em alguma cidade mais pra frente em caso de necessidade.

Encontrei com Miura no café,  e também passou essa preocupação de parar em algum lugar e adiar o término da viagem (momento nostalgia) ou tentar fechar no mesmo dia (momento doido pra chegar em casa). Confesso que comi muito, pois não sabia como seria o dia...
Mais um belo café da manhã
Peguei a bike no quarto, dei uma revisada por alto (muito suja mesmo) nos despedimos da dona da pousada e partimos.
Bike com jeito de sucata
eu, com cara de ontem e sem paciência
Pedalamos um pouco, e quando pensei que já ia terminar o aquecimento, chegamos em Morro da Água Quente, no sopé do que seria o último morro asfaltado (amém).
Igreja em M. Água Quente
Casa no estilo Brasil Colonial
Morro do Caraça, mais uma vítima da mineração
Após a cansativa subida, pegamos uma trilha rochosa, estranha no começo mas depois que se acostuma fica até legal. O problema era a preocupação de furar o pneu, mas depois que se distrai a preocupação passa. Logo chegamos em Santa Rita Durão, que passamos rápido
Estranhamente fui pegando gosto e muita vontade de fechar a viagem nesse dia, fui socando o pedal num giro constante tentando manter um ritmo, pensando que se estivesse mal, esse ritmo seria um bom motivo para fazer mais um pernoite e se me sentisse bem, nesse ritmo chegaríamos no horário do trem em Mariana e assim fazer um passeio turístico, dentre todos oferecidos no Caminho dos Diamantes.

Girando e admirando a paisagem, falei ao Miura que naquele ritmo chegaríamos em tempo de pegar o trem em Mariana e subir de trem para Ouro Preto, e assim chegamos em Bento Rodriguez, que se resume em uma única rua principal.

Logo vieram as subidas e descidas que foram constantes até Camargos, e a certeza de terminar a viagem me fazia a forçar ainda mais, dando ritmo e chegar bem em Mariana.

Caiu a ficha do Miura que daria para pegar o trem, segundo informações as 14h, faltando 5km em aproximadamente 10min, isso porque ainda teríamos de descobrir de onde sairia o bendito trem.

Pedalamos mais forte e enfim chegamos na estação...sem o trem! Felizmente, o trem sairia as 15h, ou seja, tínhamos quase uma hora para descansar... Compramos os tickets, demos um jeito na poeira  no banheiro para ficar mais apresentável.

Muito tranquilo e feliz!
Objetivo alcançado
Transporte até Ouro Preto
 

Assim acabou nossa cicloviagem, com um ótimo passeio de trem. Em Ouro Preto, consegui um lugar para tomarmos banho, no Hostel da rede HI, no Centro Histórico. Após o banho, deixamos as bikes no estacionamento e fomos comprar as passagens de volta para o RJ, caçamos uma pizza para comer e tomamos duas cervejas para fechar com chave de ouro ..ah, a ficha caiu durante a cerveja e falamos quase juntos, ACABOU fechamos essa...

Voltando para a rodoviária, Miura já me questionava que mês de 2014 faríamos o Caminho Novo da ER...

E assim foi nossa cicloviagem, e não posso deixar de agradecer a Deus, a minha família que me dá essa liberdade para realizar essa 'loucura', segundo alguns que não saem de sua zona de conforto.

Aos amigos Adriana e Miura, que aturaram meus momentos de mau humor diante do cansaço, Ao amigo que não pode ir, como o Thiago, mas que ficou impregnando de perguntas para saber como estava, o que tinha acontecido no dia, etc...rs.

Aos novos amigos, que tivemos oportunidade de conversar por alguns dias pedalando, como a turma animada de São Paulo, algumas horas como Mildo e sua companheira, Reinaldo de Ipoema, Fernando de BJ Amparo, e tantos outros...nossa, muita gente que tive a felicidade de realizar troca de informação social e cultural, certo que com alguns fortalecemos laços e outros nem tanto, ma valeu!

É isso que buscamos quando saímos de bike, sem saber o que nos espera. E  melhor quando vamos com a mente aberta, sem ter o que esperar...por mais que haja uma programação.

Até a próxima viagem!
 
Leiam também:
- o relato do Mildão: http://mildao.blogspot.com.br/
- o relato do Miura: http://blog.marcos.miura.nom.br/

 
Dados Garmin


 

3 comentários:

  1. Isso ae man, simbora para as próximas, vamos nos falando quem sabe não fazemos uma cicloviagem juntos !!!

    Moooooove

    ResponderExcluir
  2. obrigado cesar! satifaçao conhecer voces tambem. bacana saber que concluiram o caminho com exito. abraço fernando gonçalves, guia de turismo de bom jesus do amparo-mg, caminho dos diamntes. contato: ferghuma@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá César!

    Bela viagem esta que empreenderam!!! Realmente parabéns!!!
    Moro em São Gonçalo e busco conhecer outros cicloturistas para troca de experiências e quem sabe marcar algumas pedaladas e até viagens. Já tive algumas experiências com a bike, mas carrego o desejo de empreender em outras viagens.

    Um grande abraço e boas pedaladas.

    Clair.

    ResponderExcluir