terça-feira, 14 de junho de 2011

Programa do Ministério da Educação "Caminho da Escola"...Será que convence?

Sobre o programa:

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.
Desde sua criação até janeiro de 2011, o Caminho da Escola atendeu 3.826 municípios. No total, foram adquiridos 12.091 ônibus escolares.
O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.
O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.
Além de ônibus escolares, o Caminho da Escola também fornece lanchas e bicicletas escolares para o transporte de estudantes das redes públicas. No caso das lanchas, há uma parceria do FNDE com a Marinha do Brasil para a produção de 674 embarcações. As primeiras unidades já foram entregues no ano passado.
Com relação às bicicletas, o FNDE realizou um pregão eletrônico para registro de preços em 2010. Municípios, estados e o Distrito Federal podem aderir à ata de registro de preços para comprar bicicletas para seus estudantes com recursos próprios. (Fonte http://www.fnde.gov.br)
Em programa de rádio "Café com a Presidenta", nesta terça-feira, dia 30 de maio, nossa líder-mor pronunciou palavras que deixam a gente animado com a perspectiva de a bicicleta ser um dia levada a sério como meio de transporte neste Brasilzão. Dona Dilma Rousseff alertou que é preciso criar "a cultura do ciclismo no país". E concluiu "É um meio de transporte que não polui e ainda permite a prática de uma atividade física. Ir para a escola de bicicleta é uma atividade saudável. Agora, tem que ter segurança."
Enquanto isso na contra mão do que ela disse: 
" CICLISTA É ATROPELADO NA ZONA OESTE DE SÃO PAULO
Acidente aconteceu por volta das 9h30 na Avenida Sumaré. Vítima foi encaminhada ao 
Hospital das Clínicas pelo Samu.
Um ciclista foi atropelado por um ônibus na Avenida Sumaré, perto da Praça Caetano Fraccaroli, em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, por volta das 9h30 desta segunda-feira (13).


O ciclista foi encaminhado ao Hospital das Clínicas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Até as 13h30, o hospital não havia informado o estado de saúde da vítima. Ela foi encaminhada à emergência sem documentos." Fonte: G1 13/06
Aberto à reflexões.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário