terça-feira, 27 de outubro de 2015

Principais roteiros de Cicloturismo no Brasil

Boa amigos, vasculhando meus arquivos, encontrei alguns caminhos de cicloturismo que pesquisei no intuito de fazer. Fico feliz por já ter realizado alguns deles e próximo de realizar os demais.

Farei uma explanação simples de cada um deles e  não tenho intenção de informar de todos os lugares com roteiros cicloturísticos pois esta é uma listagem antiga, dos roteiros de meu interesse além de que certamente deixaria passar algum.

1- Caminho da Fé: Inspirado no Caminho de Santiago (ES), é um caminho com aproximadamente 450km de distância, que começa em Tambaú (SP) e termina em Aparecida do Norte, passando pelas cidades que margeiam os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Duras subidas colocam os peregrinos e ciclistas em teste. Recomenda-se utilizar as pousadas credenciadas do caminho, mesmo que não possua a credencial, para que seja mantido os serviços independente da época do ano. Para aqueles que retiram a credencial, ao final recebe-se o certificado.

2- Caminho da Luz: Este caminho com quase 200km tem início em Tombos (MG) terminando em Caparaó passando por fazendas centenárias, matas e cachoeiras. É um roteiro para o cicloturista que não tem muitos dias para pedalar, pois consegue-se fazer este trecho em um fim de semana prolongado. O que chama atenção é que o roteiro passa por todas as paradas de trem desativadas, desde Tombos até o Caparaó.
Apesar de curta, ela tem postos de inclinações respeitáveis que faz qualquer um se perguntar o porque de tantas subidas...mas todas elas são recompensadas com o visual.
Site Oficial: http://www.caminhodaluz.org.br

3- Caminho do Sol: Segundo o site oficial " O Caminho do Sol, nasceu com o objetivo maior de oferecer aos amantes de caminhadas, um ambiente agradável, passando em sua quase totalidade, somente por áreas rurais, buscando a introspecção e o despojamento material... as características topográficas, e o excelente nível de qualidade de vida da cidade de Águas de São Pedro." e com seus 240km que leva o cicloturista de Santana de Parnaíba até Águas de São Pedro.

4- Caminho dos Anjos: Este caminho, na verdade é um circuito de 230km tem o início em Caxambu-MG passando por São Lourenço, Passa Quatro, Itamonte, Alagoa, Aiuruoca e Baependi, retornando a Caxambu. Esse se caminho se confunde um pouco com a Estrada Real pois utilizam trechos parecidos.

5- Chapada Diamantina: Talvez um dos locais mais rústicos de todos os que citarei neste post, pois por ser tratar de ser um Parque, as variáveis de locais a se trilhar pode se chegar em até 300km rodados entre visitação a pontos de interesse e locomoção entre regiões.
Cabe muita pesquisa para que se chegue ao ponto inicial de sua cicloviagem.

6- Estrada Real: Assim como o Hawai está para os surfista, a Estrada Real está para os Cicloturitas. Tá legal, posso ter exagerado, mas é bem por aí. É dividido e, quatro Caminhos:
- Diamantes, com 395km, que liga Diamantina a Ouro Preto;
- Velho, com 710km, que liga Ouro Preto a Paraty;
- Novo, com 520km, que liga Ouro Preto a Porto Estrela (Magé), e;
- Sabarabuçu, com 160km, que liga Cocais a Glaura.
Não vou me estender muito sobre a Estrada Real, pois tenho o relato aqui no blog de dois dos Caminhos (Diamantes e Velho) além de ser o mais buscados nas redes.

7- Circuito Costa Verde e Mar: com 270km este circuito leva o cicloturista a contemplar boa parte do litoral Catarinense e parte de seu interior passando por 10 cidades no total.

8- Circuito das Araucárias: com 240km este trecho contempla atrativo naturais e histórico, com influencia cultural alemã, polonesa, tcheca, espanhola, austríaca e italiana com seus costumes, tradições e comidas entre as quatro cidades São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho que compõe o circuito.

9- Circuito Vale Europeu: com 300km de percurso e considerado um dos mais estruturados do Brasil, este Circuito é recheado de serras e belas paisagens, segundo relatos, é um dos melhores locais a pedalar.

10- Vale dos Vinhedos: este não é um típico roteiro cicloturistico, mas existe um apelo forte. Considero que poder pedalar pela região de Bento Gonçalves conhecendo as vinícolas é um atrativo pra lá de chamativo. Não tenho dados de quilometragem, pois como disse, são dados que tenho guardado há tempos.

11- Rota Imperial São Pedro d'Alcântara: Roteiro recentemente descoberto pro mim enquanto vagava pela internet. Este roteiro insere o Espirito Santo no âmbito da Estrada Real reproduzindo caminhos abertos no início do século XIX em seus 580km que liga Ouro Preto-MG a Vitória-ES ou vice-versa. 
Site Oficial: www.rotaimperial.org.br

 12- Volta das Transições: Se refere à região onde o roteiro está inserido, que inclui em seu mosaico importantes transições de vegetação, relevo, história e cultura, facilmente identificadas nos diferentes trajetos. As mudanças de clima e relevo entre os campos de altitude, mata atlântica, serras, vales e planaltos, somados à diversidade cultural e histórica, revelam os traços da ocupação agrícola e do ciclo do ouro nos caminhos e descaminhos que formaram a identidade singular das povoações em Minas Gerais.
Site Oficial: www.voltadastransicoes.com

13- O roteiro que você criar. Sim, pois acho que temos poucos roteiros e cada região tem muita beleza e caminhos a ser disseminado para os demais amigos cicloturistas. O cicloturismo agrega valor tanto a quem passa quanto a quem presta os serviços, além de manter a economia ativa.

Sempre olho para os mapas o tento pensar em uma possibilidade de roteiro, como a última cicloviagem.

Estes são alguns roteiros de muitos existentes, porém não o bastante. Caso tenha algum roteiro interessante, pode entrar em contato para que faça menção aqui.
Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário