segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Dia 03 - Lumiar x Aldeia Velha x (Casimiro de Abreu)

Sexta-feira, 07 de Agosto.
 
Placa indicativa da última perna da viagem
O despertador soa para anunciar o que seria o último dia de viagem. 
 
Mesmo depois de um dia com quilometragem, altimetria elevada e com uma média bem acima da média para uma cicloviagem acordei disposto e com vontade de pedalar mais cedo, mesmo sabendo que a meta do dia seria mais curta, porém esperava trilhas com forte subida...a ver!
 
Incrível como neste ciclotour não começamos a pedalar antes das 9hs da manhã um dia sequer, pelo fato de todos os locais servirem o café apenas após as 8hs. Mesmo assim, cumpri com o procedimento padrão: levantar, juntar as tralhas nos alforjes, banho, verificar a meta do dia e sair pro café.
 
Dada a hora, descemos para o café e nos fartamos de comer. Lá fora, o sol já dava seu ar da graça iluminando o belo laguinho do centro de Lumiar. Acertamos as contas com a pousada, regulamos as bikes e partimos para nossa meta.
 
Saímos seguindo a estrada sentido Sana, entretanto depois de um pouco de sobe e desce pelo asfalto o Garmin nos mandou sair e pegar uma estradinha de terra (Aeeeeeh!) pois foi pouco o trecho em estrada de terra, porém o que tínhamos passado até o momento foi bem aproveitado e já esperávamos algo mais interessante para o trecho que se iniciava.
 
a ponte que separa os homens dos meninos...(?)
Como sempre, os trajetos que crio no garmin tem um grau de dificuldade maior já estávamos subindo por uma trilha com certa dificuldade quando passou um carro e perguntei se era aquele caminho e o rapaz nos indicou que servia, porém, era bem mais dificultoso seguir por ali. Não que o outro caminho, beirando o rio, fosse muito mais fácil mas era o mais pedalável.
 
Resumidamente foi o trecho mais agradável e exigente de nossa resistência física com subida muito técnica com vários degraus em cascalhos e pedras, trechos com areia fofa e tops de subida curta que pareciam intermináveis, tudo isso em apenas 2,5km de subida.
Toda subida cobra seu preço
mas o que vem depois compensa e muito!
Subimos e logo percebemos o que nos aguardava, uma descida insana bem distribuída em 12km de puro XC, descida tão longa que foi preciso parar para descansar...nunca imaginei ter que fazer isso.

Durante a descida conferia tudo que fosse possível, catalogando cada salto, cada ponto de banho para voltar com a turma e sem os alforjes para subir mais tranquilo e descer sem muita preocupação.

Chegamos em Aldeia Velha e logo tratamos de sair sentido Casimiro de Abreu, a estrada de terra de 8km me convidou a realizar um contrarrelógio até o portal. Assim fui tentando manter um giro confortável em 25km/h e vez e outra, dava vontade de aumentar essa velocidade de tão gostoso que estava. Sensação de mais uma viagem sendo concluída, do corpo estar em pleno rendimento e o prazer de estar em um local muito maneiro com um camarada que também curte o que estávamos realizando.

Entre devaneios chegamos no portal de Aldeia Velha onde fiz a última foto onde se vê a estrada de terra...

Portal de entrada, no meu caso era o de saída.
A partir deste ponto, seguimos por mais alguns quilômetros pela BR-101, sentido Norte até a rodoviária onde embarcamos sem maiores problemas (só que não¹) para o Rio e assim finalizando nosso ciclotour criado em cima da hora.

Quero deixar aqui o meu agradecimento a minha família que me proporciona realizar estas viagens, pois entendem minha necessidade de me refazer estando ausente e desapegado da minha zona de conforto. Ao Tiko, vulgo Thiago, que aceitou fazer parte desta empreitada e abraçou a ideia desde o inicio. Aos camaradas de outras viagens, Miura e Lacerda, que não puderam estar presente, porém se mantiveram ativos durante a formação do roteiro, e aproveito a oportunidade para deixar os Parabéns ao Lacerda que completou mais uma primavera no último dia desta viagem (07/08).

Até a próxima,

Até

Dados do Garmin

35,18 km Distância    
12,7 kph Velocidade média    
1.339 C Calorias    
2:46:39 Hora
382 m Ganho elevação    
28,2 °C Temperatura média
73,5 kph Velocidade Máxima
 
P.s.:(¹) assim que chegamos na rodoviária compramos as passagens e percebemos que a hora do ônibus era exatamente o momento que chegamos. Como havia um da mesma empresa parado na plataforma, seguimos em direção do mesmo e o despachante logo foi abrindo o bagageiro e com muita dificuldade colocamos as bikes, haja visto que a dificuldade se deu pelo fato que o bagageiro estava cheio. No momento que fechamos as portas do bagageiro o motorista veio questionar para onde estávamos indo e descobrimos que não era o nosso ônibus, o mesmo estava atrasado. Assim retiramos as bikes e ficamos aguardando para embarcar para o destino correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário