quinta-feira, 19 de junho de 2014

Rolo de Treino - Por que não ter?

Hoje, dia 19/06 - feriado - seria um dia para realizar um pedal com amigos. Geralmente um pedal mais forte ou com quilometragem maior, se não fosse pela chuva.

Após um post na rede social onde disse que faria um giro no rolo mesmo, recebi algumas piadinhas sadias pelo celular de amigos quanto a minha alternativa de pedal e assim me veio a idéia de escrever sobre o assunto, inclusive para as pessoas que olham esse aparelho e não conseguem ver qualquer utilidade, ou, que rapidamente associam à velha ergometrica que muitos compram e acaba virando um elefante branco em algum lugar na casa.

Vamos falar sobre o assunto que interessa, os Rolos de Treino.

O mercado oferece diversos tipos de linha de equipamentos, de diversa forma de utilização, dos mais simples ao mais complexos. A principal vantagem de ter um Rolo de Treino é a possibilidade de não perder um dia de atividade física ou treino por falta de tempo, por estar chovendo, por frio ou qualquer outro motivo que sirva de desculpa para não pedalar!

Para quem está iniciando serve para acumular tempo de pedal, treinando giro acostumando ao selim...enfim pedalar cada vez mais.

Para quem treina para estar além do desejado ou que seja um atleta amador que segue uma planilha de treino, ele serve para otimizar as valências desejadas. Ou seja, objetividade no tempo, pois com um rolo você treina 40 minutos intensamente e sai da bicicleta como se tivesse pedalado 3 horas.

Para os atletas em período de competição que não quer se aventurar no mau tempo e correr o risco de pegar um resfriado e jogar sua preparação no lixo, basta treinar no rolo nestes dias e tudo certo!

Logo, tudo dependerá de você para que o uso de seu rolo não seja monótono. Busque informações sobre planílhas de treinos para motivar ainda mais. Empresas como a ViaPedal oferecem esse serviço remotamente.

Sendo assim, existem dois tipos de fácil discriminação:  o Rolo Livre e o Rolo Fixo.

O Rolo Livre é construído sobre uma base retangular com três cilindros fixados onde um serve de apoio para a roda dianteira e dois para a roda traseira. Os cilindros dianteiro e intermediário têm uma correia de ligação para realizar giro simultâneo à pedalada fazendo com que ambos girem simulando a passagem do solo sob os pneus e assim tornando possível que o ciclista mantenha o equilíbrio
Rolo Livre
Tem como vantagem principal a possibilidade de treinar o equilíbrio enquanto se está sobre ele. Principal desvantagem é seu tamanho quando não está em uso ou trabalho para montagem e desmontagem.

O Rolo Fixo é constituído por uma armação articulada, triangular, com presilhas laterais onde é fixada o quickrelease da roda traseira. O pneu fica em contato com um cilindro pequeno com corpo que fornece maior resistência mediante ajuste.

Rolo Fixo
Algumas vantagens são identificadas neste modelo como a possibilidade de variação de intensidade de treino, facilidade de deixar a bicicleta já montada na base do aparelho, não ocupa tanto espaço quando fora de uso, facilidade de transporte podendo ser utilizado como aquecimento pré-prova. A principal desvantagem que percebi nesse modelo é a necessidade de um apoio para a roda dianteira para nivelamento, o desgaste precoce do pneu traseiro devido à resistência aplicada e para os modelos mais básicos, o barulho pode incomodar dependendo do local onde vá praticar.

As imagens apresentadas são dos modelos mais básicos. Existem os modelos, dentro das bases apresentadas, que evitam trepidação, com sistema hidráulico, eletrônico e etc.

Saber escolher o melhor modelo que lhe convém é o segredo do sucesso, experimente ambas as plataformas e seus infinitos modelos. Independente do modelo que escolha trace uma meta, para dar um estímulo, e não deixe de pedalar ou treinar, seja lá qual for seu nível!

Vídeos:



Até a próxima!



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