terça-feira, 19 de novembro de 2013

Niterói x Nova Friburgo, de Road na Estrada 15/11/2013

Vinícius, que seguiu seu caminho
Começo esse poste com um trecho do comentário do amigo Vinícius "...de road, qualquer passeio passa a ter três dígitos..."

Querendo fazer um roteiro diferente, como bom Bicicloturista, recorri ao mapa. A grande ferramenta Google Earth na busca de algo interessante e viável, já que o roteiro planejado para três dias de pedal não seria possível cumprir.

Olhei o planejado, fiz algumas pesquisas, olhei para as bikes guardadas e !!!Tchum!!! Nasceu o provável roteiro. 

No planejamento para esse pedal de um dia, o roteiro seria sair de casa passando por Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Mury, Lumiar e fechando em Casimiro de Abreu, descendo a bela Serra-Mar, onde passa a etapa do Tour do Rio, num total de 180km aproximadamente, voltando pra casa de ônibus.

Como seria um pedal solo, optei por fazer.de Road, outro fator que queria por em prova, pois nunca havia feito um pedal longo com esse estilo de bike. Apesar da altimetria puxada, ela era a bike própria para este pedal, por ser 100% asfalto.

Altimetria levantada, contatei amigos, apenas para saber se estava louco. Como ninguém falou nada do contrário... 

Na noite anterior, tive a feliz notícia que o amigo Vinícius me acompanharia por pelo menos 30km, o que já dá um ânimo.

Dia D! Como regra em dia de pedal, acordei cedo, arrumei tudo e fui ao ponto de encontro.

Consegui chegar primeiro e aguardei a chegada do amigo. Fomos trocando palavras num ritmo a 30km/h (de road é mais fácil), até o momento que nos separamos. Vinicius, seguiu sentido a praia e eu pra serra. Até este ponto, pegamos pontos de engarrafamento, muita gente viajando pra aproveitar o feriado na Região dos Lagos em suas belas e lotadas praias.

Já em pedal solo, cortei Itaboraí e suas obras imobiliárias que atenderá ao polo industrial que está crescendo. 

Lá no fundão, a Serra que seria meu destino
Girando, cheguei na RJ113, ótima estrada com asfalto limpo e pedágio...por isso! Mas foi muito prazeroso girar por ela. Várias fazendas pelo caminho, rios e riachos...alguns ciclistas treinando...outros passeando como eu. E entre uma foto e outra, cheguei em Cachoeiras de Macacu.
RJ-113

Em Cachoeiras
Com 2:30h de pedal e já estava no pé da serra. Incrível a diferença girar de road (repetitivo, sei!). Parei para lanchar, sem fome, antes de encarar a serra, parei num boteco tomei uma cola pedi água para encher uma garrafinha que estava vazia... o dono do boteco me deu a dica que toda a serra tinha ponto de água... informação corretíssima.


Serra gostosa e cansativa, senti que os treinos no rolo estão fazendo a diferença, mas o cansaço era perfeitamente tapeado pelas belas paisagens (que não registrei como deveria) e placas informativas dos pontos turísticos*. Paradas estratégicas para beber água geladinha e tirar uma foto. 

Apesar do sol lascando, a temperatura era muito agradável pois existe vários pontos de sombra e por estar localizada na APA dos Três Picos. 


Serpenteando serra acima, identifiquei as últimas curvas que o senhor do bar denominou como Ferraduras...imaginem a forma... e com um ganho de quase 200m de ganho de elevação em apenas duas curvas.
Sente a inclinação

Última parada para abastecimento, fotos e contemplação da paisagem. Momento de introspecção olhando trechos da estrada lá embaixo.

Mais um pouco via Copacabana



Gelaaaada!

Peguei a bike para fechar o que seria a primeira perna do passeio, pois dividi em duas partes. A mais puxada sendo essa da serra e mais leve que seria a descida até nível do mar!

Confesso que cheguei muito bem fisicamente e com sobra do horário previsto. Tinha calculado de chegar as 15h e pasmem...cheguei as 12h. 
Registrando a chegada


Bônus de montanha

Comecei a sentir uma fome e comecei a procurar um lugar para lanchar... de um restaurante, garçons gesticulavam e pensando que fosse algo parei. Apenas estavam me saudando por passar ali, todos os funcionários do restaurante pedalam e começou o papo. Acabei almoçando ali... Ótima comida, muita fartura e bom papo, comi demais... como já estava na lama, resolvi deitar e rolar...desce a sobremesa... 
Fetutini

Sobremesa

Depois de quase duas horas ali, resolvi continuar o pedal.

Descendo Mury, tive três apagões, não era cansaço mas a digestão... o trecho final (80km) era praticamente descida por uma estrada com muita curva e eu queria fazer com vontade. 

Por questão de segurança, preferi guardar para a próxima vez essa segunda perna do passeio que é tão maravilhosa quanto a primeira.
Resolvi deixar para a próxima!
Decisão tomada, desci direto até Friburgo onde peguei o ônibus, sem qualquer complicação, para casa!

Assim foi parte do meu feriado!

Até!

Dados Garmin http://connect.garmin.com/activity/405845378

Todas as Fotos AQUI













2 comentários:

  1. Olá Cesar, tudo bem?

    ME chamos Bruno e sou de Niterói. Dos meus 35 anos, pedalei quase 20, estou praticamente 10 anos parados e voltei a cerca de 2 meses.

    Estou me preparando para sair de niterói, subir serra de Friburgo e seguir até Macuco, cerca de 180km de pedal.

    Devido ao tempo parado venho pedando todos os dias cerca de 15km incluindo subidas.

    Minha bike não é estradeira.
    Penso em fazer o trajeto em junho do ano que vem.

    Alguma sujestão?

    Gostei bastante do seu blog, tem email?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz. Bruno! Minha sugestão... esteja preparado para curtir o passeio!
      Qualquer dúvida só me escrever bicicloturista@mail.com.
      Abraço!

      Excluir