segunda-feira, 4 de abril de 2011

BikeTour Vassouras 2011 - EU FUI!!

Logo do evento
As vésperas das minhas férias, queria mesmo fazer algo que fosse fora da minha normalidade e adicionar um treino mais diferenciado antes da minha viagem. Assim surgiu a idéia de participar pela primeira vez do BikeTour Vassouras.

O amigo R. Lacerda, providenciou a compra de sua bike, pois não tinha, que também está decidido pedalar freqüentemente e melhor fazer logo suas viagens de bike.

Nos encontramos na Pres. Dutra e no caminho meu carro 'fundiu' minhas expectativas, problemas à parte, mudamos o transbike de carro e continuamos viagem rumo à Vassouras. Ainda sem local definido, durante o caminho fomos ligando para as pousadas e hotéis da região afim de abrigo, e encontramos.

Por R$ 90,00 achei bem justo e interessante porque seria difícil encontrar qualquer outro  lugar em cima da hora, ainda  mais na cidade que estava com dois eventos: um esportivo e outro cultural (Café com Música).

A noite de sábado choveu, nada que chegasse a assustar, mas todos que estavam ali para o pedal e já haviam participado no ano anterior ficaram apreensivos imaginando como estaria o trajeto.

Domingão, após o café, fomos fazer nossa inscrição na categoria Cicloturismo, de posse com o numeral voltamos ao hotel para finalizar as bikes.
Quando saímos em definitivo para fotos já estavam todos fazendo seu aquecimento nas ladeiras.
Em frente ao hotel
A bike com a bolsa de guidão com a digital, mesmo sendo um evento com esse tipo de característica, cicloturismo que se preze tem que ter fotos.
visão a partir da Igreja
Todos alinharam para a largada, na pressão para competir e eu ali fotografando 

Dada a Largada e fui o último a começar o pedal, estava ativando o Sports-Tracker e logo que o trajeto começou a oferecer paisagens interessantes, saquei a digital e comecei os disparos, entre uns pingos e outros da chuva que sempre tentava se instalar.
pisos para todos os gostos

já dava para  imaginar o que viria pela frente
Pedalada ao ritmo do som que rolava nos ouvidos e fui acompanhando a turma e apreciando a paisagem. Temperatura agradável e cheio de gás, as vezes me empolgava, saltando algumas pedras maiores ou buracos pelo caminho.
mais uma de tantas descidas
 Cada esforço feito em uma subida era sempre compensado com uma descida, sempre tão fácil... era usar a técnica e confiar no equipamento e confesso que diante desta trilha estava mais atento aos sinais da minha GTzinha.
 o bom do pedal é a vantagem de ampliar as amizades
um Camarada que fiz uma foto para que pegasse depois 

Em alguns momentos nos deparávamos com esse tipo de terreno, muita lama, onde meus pneus quase não aderiam e parecia que estava andando de super motard, a cada pedalada a bike deslizava para os lados...  manter o giro alto para não ficar no lamaçal era extremamente necessário.

 São não dava mesmo quando se somava a uma subida... descer e empurrar enchendo as sapatilhas de lama era inevitável.
retomando o pedal

variação de visual

a turma feliz com o pedal
 Como Bike tour divide aqueles que competem e os que passeiam, pelo menos nos trechos comuns das duas categorias, notei que as sinalizações estavam bem posicionadas e mostravam locais que poderiam oferecer riscos para alguns... confesso que passei tranquilo por esses lugares, mas como não se conhece o nível técnico de todos o alerta sempre é legal.
Aviso
o Local, se devagar demandava técnica se rápido bastava um salto.
 Minha preocupação ficou mais intensa quando comecei a passar por ciclistas quebras de equipamentos. Logo imaginei: "se essa galera com equipamentos bons estão quebrando tô vendo que vou ficar na mesma situação" mas desencanei e deixei para me preocupar apenas quando acontecesse...


Estava subindo no melhor estilo quando encontrei o Rafael, local de Vassouras, que estava sem saber o que fazer com seu passador traseiro que havida embolado com os raio (coisa comum por ter muito barro)
Rafael, com problemas técnicos
Depois de soltarmos o câmbio traseiro, a bike do Rafael em apenas uma marcha e avisei que trocasse apenas as do pédevela e segui, pois mais a frente seria a descida até o posto de abastecimento.


No posto, parei por uns vinte minutos para descansar e ver se as cãibras dava uma trégua. Assim que me senti melhor resolvi dar uma acelerada, pois o terreno propiciava uma boa média,  até chegar neste ponto, onde imaginei todo aquele lamaçal novamente.


cockpit
trilha se fechando 
GT, guerreira 
Confesso que a cada lamaçal que passei fiquei com receio de ser continuar com os componentes funcionando e diga-se de passagem, o STX que equipa minha bike desde montada estava sempre pronto para mais barro. Fora a barulheira de arrasto provocada pelos freios o resto foi tranquilo.
em detalhe
 Último lamaçal considerável. 
 Mais adiante conheci Lucas, que me pediu para colar seu pneu que havia furado. Enquanto fazia o remendo ele me contou que acompanhava sempre que passava um ciclista do evento até um certo ponto e voltava e que já estava ali a algum tempo... reparo feito e fui agraciado com a presença do menino Lucas até uns 3km a frente, onde retornou e segui.
Lucas que pensa em participar deste evento algum dia.
 Chega de perder tempo, pelo meus cálculos faltavam apenas 8km e firmei o pé no pedal até chegar exausto e encontrar o Lacerda que disparou na frente e mal apreciou as paisagens.... rapaz muito competitivo. rs




Total 38km (peguei uma via errada e voltei)
Tempo 3:40
Muito cansaço e felicidade por completar a prova e fazer novos amigos.


R. Lacerda, seja bem-vindo ao mundo do pedal.




Até a próxima


Quase todas as fotos AQUI

5 comentários:

  1. Caraca Cesar!
    Show de bola esse bike tour!!!!
    Belíssimas fotos!!!!!
    Parabéns!!!
    Forte abraço,
    Leonardo Barizon.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia irmão!
    Parabéns pelas fotos!!!
    Me achei em duas e as "roubei".
    Um abraço!
    Obrigado!!!
    Junior

    ResponderExcluir
  3. Fala ae Cesar !
    Sempre dividindo suas experiências de uma forma muito particular, contar pelas fotos é demais !
    Mas confesso que fiquei com uma inveja boa de você, me arrependi de não ter ido, fiquei todo o meu Domingo montando meu novo aquário.
    Abs,
    Leo Palermo

    ResponderExcluir
  4. Fala César, aqui é o Rafael de Vassouras, um amigo q pedala aqui comigo estava procurando coisas sobre o bike tour na internet e acabou vindo parar no seu blog, viu a minha foto e me avisou. Passei por aqui pra ver, ficou legal o post. Como andam os pedais? Semana passada a turma aqui esteve em Paty do Alferes fazendo o trajeto da Pedra do Imperador, muito legal, mas extremamente cansativo, muita subida! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. E aí, Rafael, como está?! Obrigado pela visita e que bom que gostou do post. Sobre os pedais, passei a colocar aqui no blog meus locais de interesse em pedais e datas desejadas, e por incrível que pareça, tenho tido companhia nos pedais. O último rodamos cerca de 150km com muita dificuldade. Tenho vontade de voltar pra Vassouras e fazer uma trilha por essa bela região, como a do biketour. Ah, me mantenha informado sobre os pedais de vocês pois nós daqui do RJ também gostamos de fazer trilhas e se desejar vir ao RJ para dar um giro conosco sinta-se a vontade. Um abraço. Cesar Paula
    Cesarhpaula@gmail.com

    ResponderExcluir