domingo, 20 de março de 2011

Pedal pela Baixada Fluminense (Parte I)

Domingo, dia de pedal com a turma e mais uma vez fui impedido de embarcar com a bike no Metrô... o motivo desta vez, segundo os funcionários do Metrô Rio, era o discurso do Presidente Obama.

Chateado, liguei para os amigos os quais havia marcado e fui pra casa, no caminho passei na padaria e comprei coisas para o café da manhã!

Eram quase 7h da manhã, eu, tomando um super café reforçado pra ficar em casa e com aquela frustração de um pedal que não rolaria...

Olhei a bike, toda pronta no quintal e decidi sair para pedalar, nem que fosse por míseros quilômetros pelos locais que sempre faço durante a semana.
Passarela sobre a Dutra (Coelho da Rocha)
Na passarela sobre a Pres. Dutra logo veio a idéia de fazer o que há tempos planejava, um pedal em despedida da Baixada Fluminense, destacando seus pontos de interesse natural e  histórico (no meu singelo ponto de vista). O local escolhido Município de Tinguá,  Reserva Biológica do Tinguá.

Segui a Pres. Dutra saindo na altura de N. Iguaçú, se não me engano, o Município da Baixada que mais tem ciclovia.

Ciclovia N. Iguaçú
Como disse, no Município vizinho a ciclovia já não existia mais.


E foi assim até chegar na estrada Federal
E agora é só pedalar até Tinguá


A Reserva Biológica do Tinguá, tem 26 mil hectares e está localizado entre a Zona Metropolitana e a Região Serrana do estado, bem ao pé da serra. O relevo é acidentado, destacando-se o maciço do Tinguá, com 1.600m de altura. A reserva conta com mata atlântica preservada, rios, corredeiras, cachoeiras, piscinas naturais e ruínas dos séculos XVIII e XIX. Pode-se participar de caminhadas nas trilhas da mata (há guias disponíveis), banhos nas quedas d´água, tour histórico pela ruínas, tour rural e cultural no entorno (Estação Ferroviária de Tinguá, Estrada Real do Comércio, Fazenda São Bernardino, Igreja de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú e porto da Vila de Iguaçu).
Vários Sítios no entorno da Reserva
Na foto
O Rio que dá nome ao Município
Na volta, decidi fazer mais registros fotográficos com meu celular
Ao longe a Reserva com a Serra encoberta
A estrada ótima de pedalar 
(vários ciclistas usam para treinamento)
Olaria, bela construção apesar de abandonada
Acesso ao Cemitério dos Escravos
No mesmo local existe o antigo cemitério de Nossa Senhora do Rosário de 1875. O cemitério que fica no cume de uma elevação servia para enterro de negros e escravos; ainda está em atividade. O cemitério dos homens brancos está desativado e em ruínas.
Fazenda São Bernadino
Tombada pelo patrimônio histórico em 1951, sua construção em estilo neoclássico terminou em 1875. Hoje ela está em ruínas, vítima de um incêndio. A Casa Grande situa-se num outeiro, entre Vila de Cava e Tinguá. Na parte mais baixa do terreno, existiram cavalariças, garagem para carruagens, estrebaria, senzala, habitações para escravos domésticos, engenhos de cana e de mandioca

Assim, com essa última foto segui direto pra casa porque o tempo fechou e felizmente não choveu.

Outros pontos de interesse são:
• Parque Municipal; a fazer. 
• Serra de Maxambomba que já fora relatado anteriormente no Blogger, para ver basta clicar AQUI


Rota Sports Tracker


Reserva Biológica de Tinguá 
Estrada do Comércio, 3400 – Tinguá - Nova Iguaçu
Tel: (021) 9998-3079
Total: 60km
Tempo: 3:56h
Sem baixas.
Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário