terça-feira, 14 de setembro de 2010

'Un Poco Más' - O que um treino além do preparo físico pode fazer. (Parte I)

Dentre tantas coisas que gostaria de descrever, pelo mau humor declarado que a falta do 'pedal' me causa, decidi falar um pouco sobre uma pequena falha (o corpo funciona perfeitamente, basta aprender a usá-lo ) fisiológica do corpo humano.

Um breve causo:

Início de agosto, um primo que não tinha o mesmo contato de antes, entrou de férias e decidiu me fazer parceria no meu pedal noturno. Geralmente pedalo cerca de 25~30km, mas com ele, que estava praticamente sedentário, pedalamos algo em torno de 12km no tempo de 1h30m... confesso que pra mim foi um saco pedalar naquele pique, mas valeu para colocarmos os tópicos em dia.

Segundo dia, ele mais animado com o pedal do dia anterior, decidiu fazer o pedal que normalmente faço e na minha cadência. Atendendo a pedidos, fizemos o pedal, mas sem puxar tanto (pelo menos pra mim)... no dia seguinte, fui pedalar só como sempre e assim foi pelo resto dos dias da semana. Final de semana fui à casa do meu 'parceiro de pedal' e vi que ele estava se recuperando de um  'baita' resfriado e fiquei pensando que ele poderia ter sido afetado pela falta de resistência à atividade física, o que limou suas defesas...

No dia seguinte pedalando e pensando sobre o assunto (o tema propriamente dito), encontrei com um grupo de speed que fizera um pedal mais puxado na semana anterior, subindo a Serra de Petrópolis, e retornando. Foi o primeiro passeio em altitude da turma, então perguntei o que tinham achado, e tal, foi quando alguém disse que o pedal tinha sido puxado mas  que 3 integrantes estavam de cama. Daí veio a pergunta sobre o motivo... "não sabemos, eles estão resfriados".

Bom, sendo assim recorri aos livros de Fisiologia do Exercício da época da faculdade e alinhei todos os métodos de treinamento e apliquei à minha necessidade.

Planejei uma intensidade de treino e tracei roteiro que me fizesse ficar bem cansado, estafado ao ponto de sacanear minha homeostase por completo... queria fazer valer das evidências na própria carne.

... continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário