quinta-feira, 21 de maio de 2009

MERITI x ILHA GRANDE


Maio, mês de férias... pelo menos pra minha família e pra mim! 

Meu filho, folgou uma semana de aula para viajar conosco, dona patroa tirou dez dias para curtirmos Porto Seguro-BA.


Como não vim falar desse passeio, que me é muito particular, vim continuar dos últimos relatos, como: preocupação com  equipamento de segurança, melhorias na bike e melhoria nos treinos, pois como já sabia dos dias sem pedaladas, só bebendo e comendo na Bahia por sete dias, antecipei meu treino ao máximo, rodando ao invés de apenas 18km/dia para 25km em dia alternado mais 48km nos fins de semana e com descanso merecido nos dias sem pedal.

Ah, não falei o porque... Tenho uns amigos da empresa que iriam aproveitar um fim de semana, 15~17 de maio, na Ilha Grande, antes da chegada do inverno, e,   como como ainda estaria de férias e com o dever cumprido com a família, certamente conseguiria uma dispensa para curtir esse passeio com os amigos...


Estando em casa, poderia muito bem ir antes de carro  ou de busão  e ficar aproveitando, mas não seria a mesma coisa, tinha que ser algo diferente, então definitivamente resolvi ir de bike... é claro que eles NÃO acreditavam que eu iria, e ainda mais de bike!

Esse capacete... seria adaptado nele a câmera de filmagem que não consegui comprar ... Barraca completa com colchão inflável (casal)
 

Equipamento na Bike na noite anterior e itens sempre revisados na esperança de não estar esquecendo nada!

No dia seguinte, não saí tão cedo como planejava, mas saí, alcancei a Dutra e logo chegara à Av. Brasil com sua movimentação de carros típica de uma sexta-feira e logo começo a ouvir um tec-tec vindo do movimento central... barulho nunca é bom ainda mais desse local... parei, lubrifiquei e nada... então decidi voltar, após procurar alguma bicicletaria que pudesse resolver o problema, de Deodoro à Irajá foi difícil encontrar local com mecânico e mecânico com a chave certa para a troca do central  que já havia até comprado. Depois de tanto procurar resolvi chegar até a loja onde fiz a "revisão" em São João de Meriti.

Após resolver o problema, dei uma passada rápida na casa da minha mãe, reabasteci de água e saí sob sol forte das 10h. Que chato a essa hora já deveria estarr longe.


Como não me restava tanto tempo asssim e ainda há o problema de risco de assalto na Av. Brasil, esta foi a única foto do trajeto que fiz, justamente quando parei, liguei para os amigos que sairiam do trabalho e registrei a mudança de tempo, repare as nuvens carregadas.

Peguei vento contra da Ambev até a Rio~Santos, quando o vento mudou e ficou a favor, me fazendo melhorar minha média e retardando cada vez mais minha parada, que foi inevitável em Coroa Grande, quando o mundo desabou... Parei no posto BR, que é parada obrigatória dos ônibus de turismo e lá fiquei pensando... 14h da tarde e sem previsão do dilúvio passar.

Do nada, me ví em uma roda de pessoas conversando sobre o péssimo tempo, que não estava nos planos de ninguém,  e do trecho que que cada um ainda tinha de fazer, de carro, moto, caminhão e de bicicleta!

Assistia a partida, sem vontade, de todos que estavam alí quando felizmente um caminhoneiro perguntou se queria carona até a entrada de Ibicuí, bem pertinho de onde estava indo e rapidamente aceitei, mas tinha a condição de que só iria se conseguisse colocar a bike na carroceria do caminhão. Fácil!!.

Após a carona que me economizou cerca de 20km, ainda mais com a principal subida e o mau tempo, pois minha autoestima estava péssima.  Logo, desembarquei a bike, agradeci e  "pé no pedal" (sem analogia à promoção de uma empresa de seguros). Comecei meio que sem vontade com vento frio, apesar da chuva ter dado uma trégua, o corpo demorou a esquentar, uns 15 minutos aproximadamente. Pois é, sei disso porque estava a toda hora olhando para o relógio e não via a hora de chegar. 

Após 8km de sobe e desce, rua estreita e cheia de buracos cheguei em Mangaratiba, fui direto ao cais para ver se conseguia atravessar logo, mas em vão, não tinha um barquinho se quer para fazer o serviço (coisa que sempre acontece) e a barca oficial sairia apenas as 21hs.  junto comigo eis que ela chega, sorrateira e gelada, A CHUVA, que me obrigou a procurar um lugar para ficar... procurei por algumas pensões que me cobraram 25 pilas para ficar apenas míseras 5hrs, até que eles (os amigos) chegassem e pegariamosbarca.

Depois de rodar um pouco por Mangaratiba, que diga-se de passagem, merece uma passada com mais calma e visitar alguns lugares que costumava ir quando minha mãe me levava quando era pequeno.

Bom achei um lugar, uma pensão que por 15 pilas consegui tomar um banho, dar uma olhada na bike e descansar. Aproveitei para ligar e avisar que já estava em Mangaratiba!




 

Enfim, após um descanso que recompôs a energia, levantei e fui garantie as passagens, qté que chegaram.


 
Na Barca
 
 
Chegamos na Ilha Grande com uma fome terrível.
  
 Fui convencido à ficar na pousada, gastando a mesma coisa que gastarioa no camping
 Descansar pra que? Vamos caminhar
 
Trilha para Palmas
 
Vista da Praia da Julia
 

 
Palmas..
 
Praia do Pouso Um dia quem sabe um desse..
 
Deck sem finalisação entre as praias do Mangues/Pouso e Sono onde fica um restaurante flutuante..
 

Saímos de Abraão e fomos até Lopes Mendes, uma trilha de nível 3 e quem não tem um mínimo de preparo aeróbio faz com certa dificuldade..

Todas as trilhas da Ilha são muito bem sinalizadas ainda dá uma estimativa de tempo gasto para completá-las.


Segundo dia, foi memorável...

No dia anterior já havia sondado uma loja que alugava bicicletas e só faltava fazer a cabeça da galera pra fazer um pedal na Ilha. Não foi fácil convencê-los mais um argumento forte me veio em mente, afinal não podiamos deixar de ir à Dois Rios, passeio certo que todos concordaram em faqzer, mas como?


Como retornariamos no domingo, na barca das 17hs, e a trilha para esta praia leva  o total de 5hs para ida e volta, restando apenas míseras 2hs para ficar na praia, então a saída foi mesmo alugar as bikes, que por mais que subissemos no mesmo tempo que os que faziam a pé, por outro lado, na descida de 4km (ida/volta) levariamos apenas 15min. 

E lá fomos, empolgados, cheios de tesão
 

 
E a tortura começa...
 

 
mesmo com lugares para paradas e reposições..

 
foi doloroso..

 
ânimos recobrados ao ver Abraão lááá embaixo

  
e tínhamos que continuar subindo..
 
A partir deste ponto, só descida

 
(vou editar o vídeo da descida e linkar aqui)

As beldades na porta do presídio
 
escombros do presídio
 

 
Não sei, mas ir à Ilha Grande e não ir à praia de Dois Rios, é a mesma coisa que não ter ido à Ilga Grande

 

 

 


 
Leo, fechando com chave de ouro com passos de lambaeróbica, assim que conseguir a música que ele estava cantando/dançando edito o vídeo e coloco aquí..
 
O passeio foi memorável, a experiência de ir de Bike foi inesplicável e fica a frase que... indo a pé ou de bike, não digo que será fácil mas que valerá a pena!


Cicloviagem só no ano que vem!


Até os próximos passeios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário