domingo, 27 de fevereiro de 2011

Massa Crítica - POA - 25/02/11

Foi com muito pesar que recebi a notícia via celular sobre o trágico acontecimento, pior ainda, foi ouvir os comentários desnecessários de quem desconhece o prazer proporcionado por uma bike.

Passei o fim de semana lendo os vários fóruns e lista de discussões tentando entender o que o porque do ocorrido.

Sempre tive o conhecimento de massa crítica, como um protesto surgido nos Estados Unidos, com a características de inserir as bicicletas como meio de transporte, onde todos, carros, ônibus, motos e etc., utilizem a mesma via, respeitando-se mutuamente.

Um dos lugares que ouvi falar sobre foi em um programa de rádio espanhol http://www.rtve.es/podcast/radio-5/cicloturismo/pagina-5.shtml, lembro de ver também a Ranata Falzoni na China ou Japão e com muita inveja vi o quanto eles utilizam, meio ao transito caótico aos olhos, mas que funcionava muito bem o mix de veículos, bicicletas e pedestres.

Voltando ao incidente, não venho aqui apontar o certo ou o errado, apenas expressar MINHA opinião.

Tendo em vista meu 'conhecimento' em massa crítica, não entendo o porque eles tomavam todas as pistas, não dando ao menos uma faixa de rodagem aos veículos motorizados (?) indo contra as origens da causa 'veículos de propulsão motora e humana circularem pela mesma via'.

Entretanto, como se tratava de um manifesto/protesto ou seja lá o que for, não constatei a presença de qualquer órgão do Estado como a Polícia e/ou Município como os Agentes de Trânsito,  para dar coordenar e dar suporte tanto aos ciclistas quanto aos motoristas.

Seja lá qual for a falha que ali existiu, nada justifica a barbárie executada pelo infeliz motorista, e que pela graça de Deus, ninguém morreu!

O que deveria ser um processo pacífico de conscientização de mobilidade sustentável, foi visto pelos mais críticos como um ato de 'rebeldia ciclistica'... Espero que os próximos sejam um tanto quanto melhor elaborado/executado e que possamos cada vez mais ganhar credibilidade e respeito de todos.

Melhoras aos acidentados vamos continuar semeando a idéia da Mobilidade Sustentável como sempre fizemos.





Até


César

Nenhum comentário:

Postar um comentário