Vou explicar mais ou menos como é uma híbrida (Quadro e relação de MTB e rodas de Speed).
Na lacuna que se localiza exatamente entre bikes SPEED e MTB, há uma alternativa que reune qualidades das duas bikes. As bikes híbridas conseguem em sua configuração, um excelente desempenho sobre o asfalto e boas condições rodagem no chão batido.
No asfalto, bikes speed levam vantagem brutal sobre as mtb, porém é praticamente impossível pedalar em estradas de chão batido com bikes do tipo speed. Eis que se adaptam muito bem as híbridas... e que fique claro que uma bike híbrida a que me refiro utiliza roda de 700 com pneus de maior largura e menor calibragem que as tradicionais speed. A busca por uma bike ideal tem trazido muitos ciclistas amadores para este tipo de configuração, bikes cujos pneus tem medida em 700 x 35 ou maiores (700 x 38; 700 x 42, dentre outras medidas). De forma geral, pneus de híbridas tem um desenho especial, nunca sendo lisos.
Dias atrás vi uma bike com guidão reto e pneus 700 x 25, e o proprietário dizia ser uma hibrida. Na verdade, existem versões de speed com guiadores retos. Para ser uma hibrida, acredito que a bike deva possuir muito conforto, e este só a bike de aro 700 com medida largura acima de 30 pode oferecer. Uma calibragem dos pneus com menos de 80 PSI se traduz num pneu mais confortável que absorve as pequenas deformidades do solo. Já bikes com mais de 100 PSI são duras, principalmente modelos construídos em alumínio e com garfo rígido (quase a totalidade).
As bikes nomeadas por hibridas tem sido inseridas no mercado com particularidades de acordo com o fabricante, mas todas elas possuem guidãos mais altos que o selim, e aros 700 com medidas largas e calibragem menor que 90 PSI. O fato é que a bike híbrida veio para preencher um vazio no ciclismo e suas relacionadas práticas, bike de excelente desempenho, grande conforto e sensação singular de agilidade com este conforto. Abaixo um modelo da Trek com perfil de bike Híbrida, uma Urban bike da marca.
Na Europa, as híbrias são muito utilizadas simplesmente pelo fato de se conseguir manter uma média de velocidade relativamente alta e com menor esforço se comparado com uma MTB de 26".
Outra vertente da híbrida, é a touring, muito utilizada para o cicloturismo e está virando moda também aqui no Brasil pela sua versatilidade de se peladar longos trechos, seja por asfalto ou estrada de terra batida.
No fim de Novembro, ganhei uma bike híbrida do meu colega que ao saber que estava pedalando feito um louco (pra alguns) ele perguntou o quanto que eu andava, daí falei justamente sobre, bem como está descrito aqui bo blog, de alguns passeios e viagens que já fiz com a bike.
Surpreso, ele elogiou meus feitos... logo pensei - mais um pra me chamar de maluco... e disse para dar uma passada na casa dele que ele queria me dar um singelo presente de Natal antecipado... Fui, pois ele havia insistido muito, chegando lá, ele me veio com um pado de pedaladas e me mostrou duas bikes, uma de trilha e outra de viagem, as duas dele e ele me mandou escolher uma, já sabendo qual seria minha escolha:
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