Buenas Amigos,
Depois de tanto tempo resolvi escrever este post, não apenas para ter uma publicação no final do ano, mas também para falar de uma coisa que ninguém imagina que é a seguinte: Bike parada também dá manutenção.
Hoje em dia, com a evolução dos equipamentos, determinadas peças da bike necessitam de uma avaliação periódica, seja por uso ou por tempo. Ou seja, não pense que guardar a bike limpinha e regulada por meses não vai precisar de uma nova revisão antes de voltar à utilização.
Precisa avaliar as condições dos pneus se estão ressecados ou com pontos de falhas nas laterias, as câmaras se estão com sua elasticidade em dia e condição das rodas, seus raios e cubos.
Por tempo ou quilometragem é bom revisar... |
A relação de marchas, ver as condições dos cabos de câmbios e lubrificação de todo o conjunto, bem como movimento central e caixa de direção.
A mesa cheia de barro...quem explica isso? |
Avaliar a condição da corrente também é importante para manter a integridade do grupo (Pedivela e K7) e assim evitar o desgaste desnecessário desses componentes, afinal, o custo de uma corrente nova é quase 10% do custo desses grupos quando desgastados.
Depois de alguns (5) meses parada, ela foi pra revisão |
Outro elemento que é extremamente importante fazer manutenção é a suspensão, que compõe 40% do valor de toda a bike. OU seja, vale muito mais a pena fazer a manutenção preventiva do que perdê-la totalmente e ter que comprar outra.
Lembro que a suspensão deve ser revisada após X de quilometragem ou Y de tempo, esses valores exatos podem ser identificado no site oficial da fabricante.
Quanto mais evoluído tecnologicamente for seu aparato esportivo, maior será a necessidade de revisão devido sua utilização...(assim espero!).
Assim, sempre antes de sair pra girar, faça essas avaliações e, caso necessite, encaminhe sua bike para sua loja de confiança para revisão.
Bom, essa é minha dica.
Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário