Boa amigos, vasculhando meus arquivos, encontrei alguns caminhos de cicloturismo que pesquisei no intuito de fazer. Fico feliz por já ter realizado alguns deles e próximo de realizar os demais.
Farei uma explanação simples de cada um deles e não tenho intenção de informar de todos os lugares com roteiros cicloturísticos pois esta é uma listagem antiga, dos roteiros de meu interesse além de que certamente deixaria passar algum.
1- Caminho da Fé: Inspirado no Caminho de Santiago (ES), é um caminho com aproximadamente 450km de distância, que começa em Tambaú (SP) e termina em Aparecida do Norte, passando pelas cidades que margeiam os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Duras subidas colocam os peregrinos e ciclistas em teste. Recomenda-se utilizar as pousadas credenciadas do caminho, mesmo que não possua a credencial, para que seja mantido os serviços independente da época do ano. Para aqueles que retiram a credencial, ao final recebe-se o certificado.
Site oficial: http://caminhodafe.com.br/principal.html
2- Caminho da Luz: Este caminho com quase 200km tem início em Tombos (MG) terminando em Caparaó passando por fazendas centenárias, matas e cachoeiras. É um roteiro para o cicloturista que não tem muitos dias para pedalar, pois consegue-se fazer este trecho em um fim de semana prolongado. O que chama atenção é que o roteiro passa por todas as paradas de trem desativadas, desde Tombos até o Caparaó.
Apesar de curta, ela tem postos de inclinações respeitáveis que faz qualquer um se perguntar o porque de tantas subidas...mas todas elas são recompensadas com o visual.
Site Oficial: http://www.caminhodaluz.org.br
3- Caminho do Sol: Segundo o site oficial " O Caminho do Sol, nasceu com o objetivo maior de oferecer aos amantes de caminhadas, um ambiente agradável, passando em sua quase totalidade, somente por áreas rurais, buscando a introspecção e o despojamento material... as características topográficas, e o excelente nível de qualidade de vida da cidade de Águas de São Pedro." e com seus 240km que leva o cicloturista de Santana de Parnaíba até Águas de São Pedro.
Site Oficial: http://atendimento6091.wix.com/caminhodosol
4- Caminho dos Anjos: Este caminho, na verdade é um circuito de 230km tem o início em Caxambu-MG passando por São Lourenço, Passa Quatro, Itamonte, Alagoa, Aiuruoca e Baependi, retornando a Caxambu. Esse se caminho se confunde um pouco com a Estrada Real pois utilizam trechos parecidos.
Site Oficial: www.caminhodosanjos.org
5- Chapada Diamantina: Talvez um dos locais mais rústicos de todos os que citarei neste post, pois por ser tratar de ser um Parque, as variáveis de locais a se trilhar pode se chegar em até 300km rodados entre visitação a pontos de interesse e locomoção entre regiões.
Cabe muita pesquisa para que se chegue ao ponto inicial de sua cicloviagem.
Site Oficial: http://www.guiachapadadiamantina.com.br/
6- Estrada Real: Assim como o Hawai está para os surfista, a Estrada Real está para os Cicloturitas. Tá legal, posso ter exagerado, mas é bem por aí. É dividido e, quatro Caminhos:
- Diamantes, com 395km, que liga Diamantina a Ouro Preto;
- Velho, com 710km, que liga Ouro Preto a Paraty;
- Novo, com 520km, que liga Ouro Preto a Porto Estrela (Magé), e;
- Sabarabuçu, com 160km, que liga Cocais a Glaura.
Não vou me estender muito sobre a Estrada Real, pois tenho o relato aqui no blog de dois dos Caminhos (Diamantes e Velho) além de ser o mais buscados nas redes.
Site Oficial: http://www.institutoestradareal.com.br.
7- Circuito Costa Verde e Mar: com 270km este circuito leva o cicloturista a contemplar boa parte do litoral Catarinense e parte de seu interior passando por 10 cidades no total.
Site Oficial: http://www.costaverdemar.com.br/cicloturismo/
8- Circuito das Araucárias: com 240km este trecho contempla atrativo naturais e histórico, com influencia cultural alemã, polonesa, tcheca, espanhola, austríaca e italiana com seus costumes, tradições e comidas entre as quatro cidades São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho que compõe o circuito.
Site Oficial: http://circuitodasaraucarias.com.br/circuitos
9- Circuito Vale Europeu: com 300km de percurso e considerado um dos mais estruturados do Brasil, este Circuito é recheado de serras e belas paisagens, segundo relatos, é um dos melhores locais a pedalar.
Site Oficial: http://cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br
10- Vale dos Vinhedos: este não é um típico roteiro cicloturistico, mas existe um apelo forte. Considero que poder pedalar pela região de Bento Gonçalves conhecendo as vinícolas é um atrativo pra lá de chamativo. Não tenho dados de quilometragem, pois como disse, são dados que tenho guardado há tempos.
Site Oficial: www.valedosvinhedos.com.br
11- Rota Imperial São Pedro d'Alcântara: Roteiro recentemente descoberto pro mim enquanto vagava pela internet. Este roteiro insere o Espirito Santo no âmbito da Estrada Real reproduzindo caminhos abertos no início do século XIX em seus 580km que liga Ouro Preto-MG a Vitória-ES ou vice-versa.
Site Oficial: www.rotaimperial.org.br
12- Volta das Transições: Se refere à região onde o roteiro está inserido, que inclui em seu mosaico importantes transições de vegetação, relevo, história e cultura, facilmente identificadas nos diferentes trajetos. As mudanças de clima e relevo entre os campos de altitude, mata atlântica, serras, vales e planaltos, somados à diversidade cultural e histórica, revelam os traços da ocupação agrícola e do ciclo do ouro nos caminhos e descaminhos que formaram a identidade singular das povoações em Minas Gerais.
Site Oficial: www.voltadastransicoes.com
13- O roteiro que você criar. Sim, pois acho que temos poucos roteiros e cada região tem muita beleza e caminhos a ser disseminado para os demais amigos cicloturistas. O cicloturismo agrega valor tanto a quem passa quanto a quem presta os serviços, além de manter a economia ativa.
Sempre olho para os mapas o tento pensar em uma possibilidade de roteiro, como a última cicloviagem.
Estes são alguns roteiros de muitos existentes, porém não o bastante. Caso tenha algum roteiro interessante, pode entrar em contato para que faça menção aqui.
Até.
Nenhum comentário:
Postar um comentário