![]() |
A bike e o Busão, motorista a ser abordado |
Dia da viagem, acordei cedo e parti para rodoviária de Niterói para embarcar rumo a Petrópolis onde encontraria o Tiko, vulgo Thiago, que sairia da rodoviária do Rio de Janeiro.
Como sempre, utilizei o mesmo recurso de sempre, cheguei cedo e bati um papo com o motorista apenas para sentir o clima de como ele reagiria ao notar minha intenção de embarcar com a bike montada no bagageiro de seu busão.
Após um breve bate papo, ele já foi abrindo o bagageiro e embarquei a bike. Embarcado, já fui imaginando como seria essa viagem e o frio na barriga veio, antecedendo a viagem como sempre.
Desembarquei em Petrópolis e o Tiko, Vulgo Thiago já me aguardava. Saímos de lá já pedalando rumo ao ponto de início do trajeto criado no garmin, um pouco confuso no início mas conseguimos nos acertar com o aparelho.
Nosso ponto de partida foi diante desta linda imagem da Catedral de São Pedro de Alcântara.
![]() | |
|
Iniciamos o pedal pelo trânsito da agradável Petrô e pegamos o caminho que nos levaria até Terê.
Coincidentemente, passamos por vários marcos da ER e assim, apenas pra não perder a oportunidade, registramos este momento.
![]() |
Estrada Real que não rolou |
Entre papos e pedaladas passamos por Itaipava até chegamos ao pé da Serra que nos catapultaria até Terê. Subimos cerca de 20km por esta estrada que é conhecida como Terê-Itaipava.
Dedicamos nosso tempo e resistência a essa serra, pois apesar de não ser tão dura assim, a ausência de sombras fazia com que nosso fluido corporal se esvaísse em suor.
Louco para acabar com este tormento tentava manter a cadência e velocidade para assim domar essa serra sem perecer tanto, pois a nossa expectativa inicial era girar até Nova Friburgo e fechar o dia com mais de 100km rodado.
![]() |
Fotos para registrar passagem |
![]() |
Auto-retrato |
Por fim terminamos a subida e finalmente descemos 16km de em curvas acentuadas de alta e baixa velocidade até que chegamos em Terê.
![]() |
Terê |
Como já era de se esperar, a fome nos atacou e como perdemos muito tempo na subida, tratamos de achar um local para comer e batemos um belo prato de macarrão com almôndegas e feijão, bem no tamanho de nossa fome.
Sabendo que bateria um belo cansaço pós almoço, agitei o Tiko para sairmos logo pedalando rumo a Friburgo e 10km adiante decidimos procurar um lugar ainda no caminho para pernoitar.
A pousada que vimos no celular infelizmente não achamos, por culpa do mesmo que estava desatualizado, e ao invés de chegar mais próximo nos afastávamos cada vez mais.
Paramos para analisar melhor os dados, e apesar de estar cedo o Tiko parecia cansado e não queria que ele desse 100% no primeiro dia de seu primeiro ciclotour. Ele estava deitado na grama enquanto via algumas alternativas onde estávamos, pois havia uma pousada bem próximo mas cobrava os olhos da cara para uma única noite. Minha idéia seria continuar adiante por pelo menos 10km mais pois certamente acharíamos um pouso mais em conta, mas o Tiko foi contundente quando disse que estava cansado.
Fui até uma loja de plantas onde havia um funcionário e perguntei se ele conhecia algum local para pernoite com preço mais acessível. Logo, encostou um carro que era dirigido pelo dono do local que, após duas ligações, conseguiu um local para nosso pernoite, a melhor parte foi que o proprietário da pousada estava a caminho para nos buscar. O único motivo que me deixou um tanto quanto desanimado foi o fato de que voltaríamos para Terê e teríamos que realizar pelo menos 10km novamente no dia seguinte. Diante da necessidade, essa foi a saída aceitada e acertada.
Um tempo de esperas e chega o Geraldo, um senhor animado, proprietário da Pousada Aventureiro, que gosta de pedalar e de se aventurar pelos caminhos.
Saímos a noite para comermos uma pizza e beber uma cerveja, mas o frio estava intenso fomos obrigados a voltar para a pousada e dormir.
A pousada: Pousada nova que está sendo ampliada, quartos grandes e bem montados atendem muito bem seus hóspedes. O ponto máximo desta pousada é seu café da manhã, que mesmo com poucos hóspedes, estava com a mesa farta.
Até a próxima.
Dados do Garmin
65,25 km Distância
8,6 kph Velocidade média
3.026 C Calorias
Nenhum comentário:
Postar um comentário