sexta-feira, 4 de abril de 2014

Preparativos cicloviagem I - Instalando o alforje Tranz-x na Elite 30

Depois de receber a bike para o ciclotour deste ano, tratei logo de instalar os bagageiro e os alforjes para ver como ficava minha 29er carregada.

Diferente da Two Niner, modelo antecessora das Elites 29ers, a Caloi pensou um pouco na possibilidade das Elites 10, 20 e 30 serem utilizadas no cicloturismo. Digo isso, fundamentalmente, pelo fato dos quadros possuírem furações incompletas. Alguns modelos tem furação nos chainstays e outros apenas nos seatstays.

No caso da Elite 30, que é o que me interessa, as furações são apenas no chainstay. Isso, me trazendo uma trabalheira para instalar o bagageiro Tranz-x herdado da Kona 26er.
Vendo todas as opções de adaptação para quadros sem furação a melhor em acabamento, e que na minha opinião, transparece uma adaptação que não te deixará na mão é aquela que utiliza braçadeiras de guidon.

Fui até a bicicletaria mais próxima e adquiri, mas chegando em casa para fazer a instalação, elas não fecharam por milímetros.

Não desanimei e parti para uma outra alternativa,  assistindo a um vídeo no site onde pedalar, onde o cara fabricou seu adaptador, me veio a ideia de usar sua ideia mas de.forma mais simples.  Comprei um fixador metálico de tubos de hidráulicos, em forma de U e fiz a fixação utilizando no tamanho 1/2 pol. e protegendo o quadro com tiras de câmaras de ar.
Ajustei o bagageiro para o diâmetro do aro 29er e o resultado foi bastante satisfatório. 

Bagageiro bem alinhado, combinando perfeitamente com a bike. Lógico, não resisti e coloquei os alforges para matar a ansiedade.

Espero que tenham gostado, em caso de dúvidas e/ou sugestões, basta me escrever em bicicloturista@gmail.com
Nada melhor do que fotos para ilustrar.
Até
(Relato via celular)





2 comentários:

  1. Ok Cesar, tudo bem?
    Olha só, estou com uma Caloi Elite 10 e ela veio com local para receber um bagageiro no seatstays (abaixo do selim), porém eu não vi nenhum apoio para bagageiro no quadro, talvez somente no eixo. A questão é que estou sem ideias de qual bagageiro comprar para essa bike. Você pode me ajudar com alguma dica de bagageiro?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Ola.. estou fazendo a ER com 3 amigos.. os 3 de elite 30.. compramos o mesmo modelo de bagageiro mas estamos com uma puta dificuldade de instalar.. pode nos auxiliar?

    ResponderExcluir