terça-feira, 19 de novembro de 2013

Niterói x Nova Friburgo, de Road na Estrada 15/11/2013

Vinícius, que seguiu seu caminho
Começo esse poste com um trecho do comentário do amigo Vinícius "...de road, qualquer passeio passa a ter três dígitos..."

Querendo fazer um roteiro diferente, como bom Bicicloturista, recorri ao mapa. A grande ferramenta Google Earth na busca de algo interessante e viável, já que o roteiro planejado para três dias de pedal não seria possível cumprir.

Olhei o planejado, fiz algumas pesquisas, olhei para as bikes guardadas e !!!Tchum!!! Nasceu o provável roteiro. 

No planejamento para esse pedal de um dia, o roteiro seria sair de casa passando por Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Mury, Lumiar e fechando em Casimiro de Abreu, descendo a bela Serra-Mar, onde passa a etapa do Tour do Rio, num total de 180km aproximadamente, voltando pra casa de ônibus.

Como seria um pedal solo, optei por fazer.de Road, outro fator que queria por em prova, pois nunca havia feito um pedal longo com esse estilo de bike. Apesar da altimetria puxada, ela era a bike própria para este pedal, por ser 100% asfalto.

Altimetria levantada, contatei amigos, apenas para saber se estava louco. Como ninguém falou nada do contrário... 

Na noite anterior, tive a feliz notícia que o amigo Vinícius me acompanharia por pelo menos 30km, o que já dá um ânimo.

Dia D! Como regra em dia de pedal, acordei cedo, arrumei tudo e fui ao ponto de encontro.

Consegui chegar primeiro e aguardei a chegada do amigo. Fomos trocando palavras num ritmo a 30km/h (de road é mais fácil), até o momento que nos separamos. Vinicius, seguiu sentido a praia e eu pra serra. Até este ponto, pegamos pontos de engarrafamento, muita gente viajando pra aproveitar o feriado na Região dos Lagos em suas belas e lotadas praias.

Já em pedal solo, cortei Itaboraí e suas obras imobiliárias que atenderá ao polo industrial que está crescendo. 

Lá no fundão, a Serra que seria meu destino
Girando, cheguei na RJ113, ótima estrada com asfalto limpo e pedágio...por isso! Mas foi muito prazeroso girar por ela. Várias fazendas pelo caminho, rios e riachos...alguns ciclistas treinando...outros passeando como eu. E entre uma foto e outra, cheguei em Cachoeiras de Macacu.
RJ-113

Em Cachoeiras
Com 2:30h de pedal e já estava no pé da serra. Incrível a diferença girar de road (repetitivo, sei!). Parei para lanchar, sem fome, antes de encarar a serra, parei num boteco tomei uma cola pedi água para encher uma garrafinha que estava vazia... o dono do boteco me deu a dica que toda a serra tinha ponto de água... informação corretíssima.


Serra gostosa e cansativa, senti que os treinos no rolo estão fazendo a diferença, mas o cansaço era perfeitamente tapeado pelas belas paisagens (que não registrei como deveria) e placas informativas dos pontos turísticos*. Paradas estratégicas para beber água geladinha e tirar uma foto. 

Apesar do sol lascando, a temperatura era muito agradável pois existe vários pontos de sombra e por estar localizada na APA dos Três Picos. 


Serpenteando serra acima, identifiquei as últimas curvas que o senhor do bar denominou como Ferraduras...imaginem a forma... e com um ganho de quase 200m de ganho de elevação em apenas duas curvas.
Sente a inclinação

Última parada para abastecimento, fotos e contemplação da paisagem. Momento de introspecção olhando trechos da estrada lá embaixo.

Mais um pouco via Copacabana



Gelaaaada!

Peguei a bike para fechar o que seria a primeira perna do passeio, pois dividi em duas partes. A mais puxada sendo essa da serra e mais leve que seria a descida até nível do mar!

Confesso que cheguei muito bem fisicamente e com sobra do horário previsto. Tinha calculado de chegar as 15h e pasmem...cheguei as 12h. 
Registrando a chegada


Bônus de montanha

Comecei a sentir uma fome e comecei a procurar um lugar para lanchar... de um restaurante, garçons gesticulavam e pensando que fosse algo parei. Apenas estavam me saudando por passar ali, todos os funcionários do restaurante pedalam e começou o papo. Acabei almoçando ali... Ótima comida, muita fartura e bom papo, comi demais... como já estava na lama, resolvi deitar e rolar...desce a sobremesa... 
Fetutini

Sobremesa

Depois de quase duas horas ali, resolvi continuar o pedal.

Descendo Mury, tive três apagões, não era cansaço mas a digestão... o trecho final (80km) era praticamente descida por uma estrada com muita curva e eu queria fazer com vontade. 

Por questão de segurança, preferi guardar para a próxima vez essa segunda perna do passeio que é tão maravilhosa quanto a primeira.
Resolvi deixar para a próxima!
Decisão tomada, desci direto até Friburgo onde peguei o ônibus, sem qualquer complicação, para casa!

Assim foi parte do meu feriado!

Até!

Dados Garmin http://connect.garmin.com/activity/405845378

Todas as Fotos AQUI













segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mudanças na 'Garagem' - Sai MTB Kona Fire Delux entra Speed Specialized Allez

No mês de Outubro, outra grande mudança aconteceu em minha 'garagem', saiu a MTB Kona Fire Moountain Deluxe, que deu lugar a Road Specialized Allez Comp 2013.

Após experimentar a bike de aro 29, rodar de 26 ficou quase que impraticável. Ao sair pra girar a noite sempre dava preferência para a 29er, então, pra não ficar com a Kona parada na garagem, decidi vendê-la!

Após anunciada, recebi uma proposta de troca pela road, e confesso que não estava em meus planos, pois pensava em vender a Kona para adquirir outra bike de alumínio de aro 29 para as cicloviagens.

Aceitei a proposta e fiquei impressionado com a Specialized, estava em estado de zero, seu tamanho é 56,5 e linda! Logo fui cinsultar ao Cléber que aprovou meu achado.

Providenciei o bike-fit e logo estava girando com a Road.



Sana 2013 - Bucólica foto de um belo passeio
Sana 2013 - Bons momentos
Diamantina-Ouro Preto - Carregada, um trator com pneus novos


Confesso que a diferença entre uma Road e uma MTB é brutal, e , mesmo sem a intenção de adquirir uma Road mas gostei muito da pegada que essa bike tem. Proporciona maior velocidade, giro constante devido a relação e assim otimiza o treino para o MTB, além de ser a bike perfeita para rodar em asfalto...assim posso economizar os pneus cravudos da minha MTB.

Imponente Logo


Realizando o Fit


Elite Carbon e Allez após o banho.

GEOMETRIA: comprovada e qualidade Specialized, fazem da Allez perfeita para iniciar no ciclismo ou como uma bike de treinamento para veteranos. Transmissão Shimano 2300 com 16 velocidades e rodas robustas e fáceis de manter, proporcionam um conjunto pronto para pedaladas de todo tipo.
QUADRO: Specialized em alumínio A1 Premium, tubos inteiramente manipulados, soldas com acabamento liso, rolamento inferior de 1-1/8"
GARFO: Specialized em alumínio, coroa e espiga em alumínio, 1-1/8"
CAIXA DE DIREÇÃO: 1-1/8", sem rosca e integrada, rolamentos tipo cartucho selados, cone espaçador em alumínio com 20mm e mais 20mm de espaçadores
MESA: Alumínio, 4 parafusos, 31.8mm
GUIDÃO: Specialized Comp em alumínio 6061, curvas rasas
FITA: Specialized S-Wrap
FREIO DIANTEIRO: Tektro tipo pivô duplo
FREIO TRASEIRO: Tektro tipo pivô duplo
CÂMBIO DIANTEIRO: Shimano 2300
CÂMBIO TRASEIRO: Shimano 2300
TROCADORES: Shimano 2300 
CASSETE: Shimano HG-50, 8-velocidades, 12-25d
CORRENTE: KMC Z51
PEDIVELA: Shimano 2300 compact
COROAS: 50 x 34 dentes
MOVIMENTO CENTRAL: Eixo em aço Cr-Mo com pontas quadradas, rolamentos tipo cartucho selado, caixa de 68 mm
PEDAIS: CANDY 2
RODA DIANTEIRA: Axis Classic 
RODA TRASEIRA: Axis Classic
PNEU DIANTEIRO: Specialized Espoir Sport, com cinta dupla BlackBelt, 700x25c, 60TPI, talão em arame
PNEU TRASEIRO: Specialized Espoir Sport, com cinta dupla BlackBelt, 700x25c, 60TPI, talão em arame
CÂMARAS: Válvula presta padrão
SELIM: BodyGeometry Riva Road, trilhos em aço Cr-Mo, 143mm
CANOTE DO SELIM: Specialized Sport, em alumínio, micro ajustável, 27.2mm
ABRAÇADEIRA DO CANOTE: Em alumínio, 31.8mm
Até

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PEDAL, REFAZENDO O MARATHON BIKE SHOW (27 de setembro)

Crescemos e a infantilidade continua em nós, homens! (vai entender)

Na semana, começamos a projetar o pedal de sábado. Eu, gostaria de fazer um passeio com a Via Pedal, que há muito tempo não participo. 


Entretanto, Tiko (vulgo Thiago), Gustavo e Cálcio me chamaram para fazer um roteiro, que me apropriei como local de treino. 


Confesso que estava decidido a ir no passeio da Via, e começaram as insinuações por parte do Tiko (vulgo Thiago) dizendo que não estava com nada, que não queria sujar a bike e blábláblá... então comentei, "já que é pra fazer trilha, vamos pra uma de verdade, saio daqui as 6h!!!" 


Engraçado que depois do que falei, a quantidade de mensagens recebidas baixou significativamente! Apenas o Tiko (vulgo Thiago), continuou a afrontar..."e ae vai rolar a super-trilha ou vai amarelar..." contundente respondi ..."saio daqui as 6h, organiza o ponto de encontro..." .


Ainda estava no escritório e não pude me manter 100% ativo nos acordos, até que respondi onde seria o pedal e mandei a altimetria, como havia gostado muito, mandei a altimetria do Marathon Bike Show, e dessa vez, apesar de ser passeio, estava com sangue nos olhos de fechar aquela serra pedalando 100% e parando o mínimo possível.


As conversas e xingamentos foram até a hora de dormir!


Ao som Punk, acordei as 4h, terminei de arrumar as coisas e fui encontrar com os malucos!


Um-a-um fomos formando o grupo e fomos rumo ao nosso destino.


Na Pres. Dutra, pausa para um merecido café da manhã e uma prosa, com um 'fio' de arrependimento do tipo "que estou fazendo..." sempre que falávamos sobre a desafiadora altimetria.


Seguimos e mais adiante avistei o amigo Valeriano, que infelizmente não atendeu as ligações.


Chegamos em Paracambi, preparamos as bikes as emoções e saímos...



Turma apreensiva, pois além de mim, ninguém sabia realmente o que vinha pela frente,

de cara uma subida pra esquentar as pernas, mas até aí tudo bem, só alegria, 


pelo menos nos 7km iniciais



Felizes com a primeira decidona, fotos sorrisos e um comentário: "nem foi tão ruim assim..." mas quem disse que acabou??

Descemos, umas centenas de metros até chegarmos no que apelidei de 'apêndice' da primeira subida. São aproximadamente 350m com uma inclinação de 19%, bem sombreado pelas árvores com um piso bem úmido que fazia a roda girar em falso, ou seja, quase sem grip.

Passado o primeiro aviso, veio o que todos tinham visto no mapa, a subida da Petrobrás.

Resumindo, são 3.9 km de subida, um ganho de 439m de elevação com inclinação máxima de 27,4%. Felizmente cumpri com meu objetivo, fechei a subida e fiquei esperando a galera chegar.

Cálcio, que no início da subida foi ditando o ritmo chegou uns 20 minutos depois

Cálcio vencendo a subida
Estacionou sua 29er junto a minha e ficamos mais 40 minutos esperando Gustavo e Tiko. Reparem que o sorriso já não é o mesmo! 
As 29ers escaladoras
O cansaço quando pega, não tem jeito. A pedido, paramos para lanchar, até porque se eu dissesse que não queria parar acho que alguém poderia me bater... Refri de cola e muitos doces.

Ao longo do trajeto, fomos recolhendo plaquinhas deixadas pela organização e no final cada uma teve seu destino.

Cada representante com sua placa
A placa do Gustavo "Atenção Perigo" caiu como uma luva, pois foi o único a comprar terreno em uma descida irada em Paracambi.

E assim foi o pedal, simplesmente irado!

Números:
Distância:46,25km
Tempo:3:34:46
Veloc. Média:12,9km/h
Veloc. Máxima:49,7km/h
Ganho de elevação:1.091m
Calorias:1.945 Kcal
Temperatura Méd.:28,7°C

Mais fotos AQUI
Track do Garmin AQUI

Até a próxima